História de Buritizal

 

O Município de Buritizal foi fundado em 1º de Maio de 1873, por Manoel Dias Cardoso, Manoel Martins Ferreira Costa, José Ignácio dos Santos e João Damásio Ramos.
De 1873 a 1897 não houve afluência de colonizadores permanecendo estacionário.
No dia 02 de Agosto de 1897 foi criado o Distrito de paz de Buritys pela lei nº 514 sendo instalado no dia 08 de Março de 1898.
Mudou sua denominação de Buritys para Buritizal pelo Decreto da Lei nº 4354 de 30/11/1944 posto em execução no dia 1º de Janeiro de 1945.
Por feliz coincidência 55 anos depois, no mesmo dia 08 de Março tendo como sub-prefeito o Sr. Francisco Ignácio Junior, foi criada a comissão pró-município composta dos seguintes senhores: Delcides Ignácio dos Santos, Francisco Ribeiro Soares Jr., Antônio Ignácio Sobrinho, Eliet Bichuete, Pedro Schiavotelo Sobrinho, Josias Borges da Silveira, Wilson Ignácio, Lúcio Lino, Maximino Garcia da Silveira, Antônio Garcia da Silveira, Antônio Alves de Lima, Bahig Maluf, João de Oliveira e Souza, Sergino Ignácio dos Santos, José Vieira Filho, Francisco Ignácio Júnior, José Florêncio de Paula e Epaminondas Pinheiro.
Essa comissão assistida na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo Deputado Osvaldo Ribeiro Junqueira, realizou o plebiscito no dia 08 de Setembro de 1953 vencendo o Sim, ratificado pela Assembléia, e decretado pelo então Governador Sr. Lucas Nogueira Garcês, Lei nº 2.453 de 30 de Dezembro de 1953.
Foi instalado o Município no dia 1º de Janeiro de 1955 com o seu quadro administrativo composto pelos seguintes senhores: (Os 4 primeiros Mandatos)

1º Quatriênio:
Prefeito: Francisco Ribeiro Soares
Vice Prefeito: Mário Pinheiro
Presidente da Câmara: Delcides Ignácio dos Santos
Vice Presidente: João de Oliveira e Souza
1º Secretário: Epaminondas Pinheiro.
2º Secretário: Alcides José Vieira
Vereadores: Fiod Mussi, Pedro Schiavotelo Sobrinho, Josias Borges da Silveira, Jamil Fiod e Francisco Gonçalves Costa.
1º Lei da Câmara, adoção do Regimento interno do Município de origem, da autoria do Vereador Pedro Schiavotelo Sobrinho.
2º Quatriênio:
Prefeito: Antonio Ignácio Sobrinho
Vice Prefeito: Luiz Pinheiro
Câmara: Pedro Schiavotelo Sobrinho, Gilberto Ribeiro Soares, Paulo Garcia da Silveira, Jamil Paulo, Delcides Ignácio dos Santos, Jamil Fiod, Antonio de Pádua Pinheiro, Bahig Maluf e Anibio Vieira.
3º Quatriênio:
Prefeito: Fiod Mussi
Vice Prefeito: Aristóteles Vieira
Câmara: Pedro Schiavotelo Sobrinho, Francisco Ribeiro Soares, João Coluci, Dircio Borges, Delcides Ignácio dos Santos, Omilton Melo Paula, Laércio Vieira, Albertino Alves Costa e Antonio Theodoro de Oliveira.
4º Quatriênio:
Prefeito: Antonio Ignácio Sobrinho
Vice Prefeito: Francisco Ribeiro Soares
Câmara: Dircio Borges, Pedro Schiavotelo Sobrinho, Geraldo Antonio da Silva, Alcides José Vieira, João Coluci, Augustinho Delefrate, Albertino Alves Costa, Antonio Theodoro de Oliveira e Messias de Oliveira.

O Município limita ao norte com Igarapava e Aramina, a Leste com Pedregulho, ao Sul com Jeriquara a Oeste com Ituverava.
As sedes dos Municípios distam da sede do Município de Buritizal: Aramina 15Km, Igarapava 18Km, Jeriquara 22Km, Ituverava 25Km, Pedregulho 30Km.
O Município é cortado pela via Anhangüera (SP 330) passando a 8.400 metros da sede que se encontra a 426 Km da Capital do Estado. É servido ainda por boa rede de estradas Municipais que ligam a sede aos Municípios vizinhos e as propriedades rurais.
A sede conta com uma população segundo o censo de 1996 de 3185, sendo 1604 homens e 1581 mulheres.
A Altitude do Município é em média 856 metros, com um clima excelente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s